segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TEDx Canoas será no dia 3 de março

Com o tema "Idias que voam", Canoas terá, no próximo dia 3 de março, a realização do seu primeiro TEDx. O evento, que acontecerá na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), terá entrada franca.

O TEDx Canoas é uma conferência sem fins lucrativos que reunirá mais de 20 pensadores de áreas de conhecimento tão diversas quanto arte e tecnologia, ciência e negócios, para falar sobre suas melhores ideias em palestras com duração de 5 ou 15 minutos.

Dentre os painelistas, estão confirmadas as presenças do prefeito Jairo Jorge; do secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, e da secretária adjunta de Comunicação e gestora da Agência da Boa Notícia Guajuviras, Andréa de Freitas.

As inscrição para a seleção dos participantes podem ser feitas pelo site www.tedxcanoas.com.br

Confira os painelistas

Andréa de Freitas - Agência da Boa Notícia



A Agência da Boa Notícia Guajuviras foi criada em Canoas, sob a coordenação da jornalista Andréa de Freitas, juntamente com a proposta do Território da Paz implantado a partir de uma parceria entre Prefeitura Municipal e Ministério da Justiça. A Agência oportuniza aos jovens de 11 a 24 anos o aprendizado técnico em oficinas de fotografia, televisão, rádio, jornal e seus respectivos suportes na WEB, além de comunicação cidadã e direitos humanos. Através de um projeto fomentado pelo Ministério da Justiça, a proposta visa atender a comunidade do bairro que tem um dos mais altos índices estaduais de violência e desemprego.

André Gravatá - Um Outro Olhar Sobre a Cidade
André Gravatá é o organizador do TEDxJovemIbira. Aos 21 anos, ele tem dentro de si todos os sonhos do mundo e vê a importância de conhecer-se a fundo para lidar melhor consigo mesmo e com o outro. O jovem vê a arte como um caminho para fomentar o autoconhecimento e acredita que é possível causar impactos positivos no mundo a qualquer momento. André vai experimentando, dando voz às inquietações. Suas intervenções mostram um outro olhar sobre o cotidiano e sobre a cidade.

Carmen Nudelmann - Desnutrição Emociona
Carmen Nudelmann é médica, especialista em Pediatria e Saúde Pública, obteve formação em Psychopathologie du bebe, na Universidade Paris 13. Concluiu mestrado em Saúde Coletiva pela ULBRA, onde é professora adjunta nas disciplinas do Ciclo Vital do curso de Medicina. Dinâmica e criativa, tem experiência na área de saúde materno-infantil, atuando principalmente nos temas saúde mental do bebê-família, interação mãe-filhos, desenvolvimento do bebê e primeira infância, depressão materna e psiquiatria comunitária.


Dado Schneider - Digiriatria: seremos todos velhos digitais
O professor Dado Schneider trabalhou como publicitário por 20 anos. Foi executivo de marketing da Claro e consultor de grandes empresas nacionais. Há três anos viaja por todo o Brasil como palestrante. Em sua palestra, procura mostrar para as Gerações X e Y o elevado grau de digitalização que já possui a Geração Z desde que nasce e como estamos todos ficando defasados em relação a eles. Segundo Schneider, sem um grande esforço de nossa parte, que ele batizou de "digiriatria" ("digi", de digital, somado a "geriatria"), podemos não conseguir acompanhá-los.


Diza Gonzaga - Vida Urgente
Diza Gonzaga é natural do município de Santiago, Rio Grande do Sul. Formou-se em Arquitetura, profissão que exerceu até a criação da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e o programa Vida Urgente, em 1996, após o falecimento de seu filho em um acidente de trânsito. A proposta tem como missão mobilizar a sociedade para uma mudança de cultura, através de ações educativas e culturais, com o objetivo de valorizar e preservar a vida. O Programa Vida Urgente hoje é referência em todo o país, representando o Brasil internacionalmente. Diza também é autora do livro Thiago Gonzaga - Histórias de Uma Vida Urgente.


Eduardo Marinho - O que a razão não alcança
Eduardo Marinho faz arte para dizer o que pensa e como vê o mundo - o que não é pouco. Filho de família abastada, decidiu sair de casa, sem nada, em busca de um sentido para a vida. Resolveu experimentar o "não ter". Sua família não aceitou e cortou relações, e a experiência virou situação. Eduardo nunca tinha imaginado o que poderia aprender com os abandonados, os miseráveis, os marginais. E só pôde alcançar essa riqueza pois estava ali com eles, como eles, era um deles. Foi assim que Eduardo aprendeu que a dúvida, além de um direito, é uma obrigação. Entendeu que há algo que só é percebido com a intuição que não pode ser explicado, não recebe classificação.

Eduardo Pazinato - Guajuviras - Território de Paz

Advogado e mestre em Direito pela UFSC, Eduardo Pazinato é secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas e presidente da Associação Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado. Entre outros grupos de estudo, também integra o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Comissão de Segurança Pública da OAB - subseção Canoas. Pazinato atua ainda como professor dos cursos de especialização em Segurança Pública da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública da PUCRS e da Faculdade de Direito de Santa Maria, onde colabora na estruturação do Núcleo de Segurança Cidadã.


Ivan Basegio - Integração de Pessoas com Deficiência
Ivan Basegio tem experiência na área de Educação Física Escolar e formação de professores, trabalhando principalmente com a psicomotricidade, o lúdico, o autismo e a inclusão através do exercício. Basegio é professor titular do curso de Educação Física e Pedagogia (EAD) e também coordenador da Pós-graduação em Psicomotricidade na ULBRA. O professor ainda atua como psicomotricista do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) da Prefeitura de Canoas e professor titular do curso de Educação Física da Faculdade Cenecista de Osório.

Ivan Brizola - Experiência - Treinamento de Cães
Professor e pedagogo, Ivan Brizola dedica-se há mais de 28 anos ao estudo da relação entre homens e cães, sendo o precursor do Agility (esporte canino), no Rio Grande do Sul. Há mais de 10 anos, ele é uma das atrações da Expointer, e já participou de programas de televisão de abrangência nacional como o Programa do Faustão e Eliana. O professor também já preparou cães para a realização de trabalhos em cinema e, atualmente, é o treinador responsável pelo adestramento de cães bravios da Prefeitura de Canoas.

Prefeito de Canoas, Jairo Jorge - Ágora Virtual



Formado em jornalismo, de 1993 a 2000, Jairo Jorge exerceu a profissão em diversas redes de televisão. Também foi chefe de Gabinete do Ministro da Educação, secretário Adjunto e ministro interino, quando representou o Brasil em missões oficiais na Espanha, Costa Rica, Portugal, França e Argélia. Jairo também foi pró-reitor de Assuntos Comunitários da ULBRA. Antes de ser eleito Prefeito de Canoas, em 2008, já havia concorrido ao cargo em 1985, sendo o mais jovem candidato ao cargo no Brasil. Como vereador (1988 a 1992) foi o mais votado. Atualmente preside a GRANPAL - Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre.

Luiz Gertz - Carro Econômico
Luiz Gertz é mestre e doutor em Engenharia pela UFRGS na área de Mecânica dos Sólidos e leciona na graduação e no programa de pós-graduação em Engenharia da ULBRA. O professor é responsável pela construção de dois veículos de tração humana, dois fora de estrada (baja), cinco de elevada eficiência energética e um automóvel urbano. Atualmente trabalha no projeto de um automóvel urbano de elevada eficiência energética e veículos movidos a energia elétrica.

Marco Jacobsen - Trabalho voluntário
Teólogo, pedagogo e mestrando em Teologia pelo Seminário Concórdia de São Leopoldo, o pastor da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP) Marco Jacobsen é um entusiasta do trabalho voluntário e prestação de serviços em comunidades carentes. Além de ter ganho o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, é um dos idealizadores do Instituto Gente de Talento (IGT), que reúne pessoas de diversas áreas em projetos que atendem às necessidades das comunidades de recicladores como nos bairros Guajuviras e Mato Grande. Entre outros temas, suas palestras falam sobre direitos humanos, direito das crianças e adolescentes e saúde da mulher.

Martha Gabriel - Cibridismo - o mundo on-offline
Autora do best seller Marketing na Era Digital, palestrante internacional premiada três vezes nos USA, considerada a professora de marketing brasileira mais influente no Twitter e top 9 no mundo (pela SMMagazine), artista de novas mídias premiada na Bienal de Florença. Engenheira, pós-graduada em marketing e design gráfico, mestre e doutoranda em Artes.


Nance Nardi - Ciência e Pseudociência
A pesquisadora na área de Ciências Biológicas, Nance Nardi, atua como professora convidada no Departamento de Genética da UFRGS, orientando pesquisas e alunos de mestrado e doutorado. Nance também coordena o Laboratório de Células-Tronco e Engenharia de Tecidos na ULBRA, que, atualmente, é um dos mais bem estabelecidos no Brasil. A carreira de Nance inclui mais de 100 trabalhos publicados, e a orientação de 30 mestrados e 15 doutorados já concluídos. Mesmo com a dedicação à carreira ela também tem a tarefa de ser mãe e esposa.


Neuza Rufatto - Ong Instituto Mar Seguro
Mãe do surfista Thiago Rufatto, falecido em acidente com rede de pesca, Neuza Rufatto participou da criação e é a presidente da Ong Instituto Mar Seguro. É professora, pedagoga, orientadora educacional, pós-graduada em Gestão da Educação pela UFRGS, e gestora de escola pública municipal de Canoas há 14 anos. Por meio da ONG, tem atuado na divulgação da situação crítica que envolve surfistas e redes de pesca; envolvendo-se nos debates sobre as propostas, visão, missão, valores e diretrizes do Instituto; e nas ações realizadas e resultados esperados.

O que é

TED (Technology, Entertainment and Design) é um conjunto global de conferências de propriedade da Fundação Sapling privada sem fins lucrativos, formada para difundir "ideias" que vale a pena espalhar.

TED foi fundada em 1984 como um evento único e a conferência foi realizada anualmente a partir de 1990 em Monterey, Califórnia.


Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário