domingo, 26 de fevereiro de 2012

FST 2012: modelo participativo de Canoas é o “mais consistente e original”, diz Boaventura

"Eu não tenho nenhuma dúvida que das experiências de democracia participativo que conheço, quer no Brasil, quer na Europa, a experiência de Canoas é a mais consistente e original". A declaração foi realizada na tarde de hoje, em Canoas, por um dos principais pensadores sobre a democracia direta no século XXI, o sociólogo e professor da Universidade de Coimbra, Boaventura Souza Santos.
Juntamente com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, Boaventura participou de um dos momentos de relatoria de propostas da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) - evento integrante do Fórum Social Temático 2012, que reúne desde a manhã de hoje lideranças de movimentos sociais do Brasil e outros Países da América Latina. Boaventura, que tem cumprido agenda pelas três cidades que a UMPS realiza atividades (São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre) destacou essa iniciativa como projeto para a construção de uma "ecologia de saberes", combinando, horizontalmente o conhecimento acadêmico com outros níveis de saberes, incluindo os populares.

Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge destacou a necessidade de "dar continuidade às lutas históricas em que outras gerações nos antecederam", o prefeito observou ainda que a orientação de seu governo é fazer a diferença. "E fizemos isso em três dimensões: na autonomia - com respeito - apoiando e estimulando as ações populares; em criar condições para o protagonismo, que os movimentos sociais devem ter, e no seu fortalecimento, com o estímulo a cidadania". O prefeito destacou ainda o sistema de participação incorporado à atual gestão. "Aqui, 10% dos eleitores participam do orçamento participativo. É o melhor percentual do Brasil. E estamos aqui para aprender com vocês", afirmou.
Durante os Grupos de Trabalho da UPMS, foram debatidos e contruídas propostas em torno de avanços e retrocessos sobre temas como preconceito, extermínio étnico-racial, protagonismo civil, livre orientação sexual, entre outros. No final dos trabalhos deste domingo, as propostas foram articuladas e expostas ao grande público. Uma sistematização final dessas proposições deve ser realizada no dia 24, em um encontro geral, a ser realizado em Canoas.

Semana intensa

Com o tema "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental" é o norte temático que orienta os diversos eventos do Fórum Social Temático 2012, que envolve encontros de redes globais de áreas como cultura, comunicação, ambientalismo e movimentos sociais, em pontos descentralizados de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Entre as diversas programações, no próximo dia 25, Canoas sedia o Encontro Mundial das Redes de Pontos de Cultura, no Parque Esportivo Eduardo Gomes (PEEG). Nas quatro cidades que abrigam o FST 2012 estão previstos seminários, feiras solidárias, oficinas, além de diversas manifestações culturais com participantes de países da Europa e América Latina.
Entre essas atividades, é também realizado em Canoas nos dias 25 e 26 o Seminário Internacional de Cidades de Periferia - Rede FALP, que envolve nesse debate representantes da França, Suiça, Portugal, Espanha e de cidades brasileiras e de outros países da América Latina. Ainda em Canoas, no PEEG, os participantes vão poder visitar assistir os shows musicas, com destaque para os músicos Nando Reis (25) e Gilberto Gil (26). No mesmo local, são realizadas durante toda semana as oficinas autogestionárias, propostas e realizadas pelos movimentos sociais locais.

Nota de Repúdio

Durante sua intervenção, o sociológo Boaventura chamou a atenção a ação da polícia paulista na comunidade do Pinheirinho. "São 1.200 famílias expulsas, que envolve cerca de 5.000 pessoas. Isso é grave, especialmente se tratando de um país de democracia emergente. Temos que organizar um ato de repúdio aqui. Vou estar com a presidente Dilma esta semana e pretendo questionar como isso é possível?".

O Fórum Social Temático (FST) se insere no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. A pluralidade de idéias e a diversidade cultural estão contempladas nas atividades no FST 2012, por meio de uma intensa programação. Informações e inscrições em atividades do FST podem ser obtidas no site oficial do evento: http://www.fstematico2012.org.br/. Já informações sobre as atividades de Canoas, podem ser conferidas no site ou do FST 2012 de canoas http://www.fst2012canoas.hd1.com.br/ ou da Prefeitura de Canoas - www.canoas.rs.gov.br.

Matéria publicada no Portal da Prefeitura de Canoas - RS

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário