domingo, 26 de fevereiro de 2012

Apresentações marcam o ato de universalização do programa Escola Comunidade

Durante duas horas, alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental deram show no Centro Olímpico Municipal. Com os aprendizados do programa Escola Comunidade / Mais Educação, as crianças fizeram apresentações de dança, capoeira, judô e tae kwon do - algumas das oficinas oferecidas. O espetáculo marcou o ato de universalização do programa de Turno Integral na rede municipal de ensino. Com a iniciativa, além das 28 escolas que já possuem o Escola Comunidade, as outras 14 EMEFs passam a contar com as oficinas no contraturno escolar.

Canoas é uma das cinco cidades brasileiras a contar com a universalização. A conquista, obtida com o sucesso do programa nas instituições de ensino do município, foi comemorada pelo prefeito Jairo Jorge e pelo secretário de Educação, Paulo Ritter. Com o ginásio repleto de alunos, todos uniformizados ou vestidos para as apresentações, o titular da SME pediu palmas para os diretores eleitos ontem, após votação nas 42 EMEFs, e classificou a eleição como um processo educativo importante para a formação da comunidade escolar. Para o secretário, a universalização é fruto de uma construção coletiva, onde todos aprenderam com o Escola Comunidade. "No início, quando implantamos o projeto, parecia um sonho utópico; hoje, se consolida como uma experiência exitosa, que serve de modelo para todo o país", afirmou Ritter.



O prefeito Jairo Jorge destacou o caráter agregador do programa Escola Comunidade, que reforça a presença escolar na comunidade e vice-versa. "O Turno Integral é um desafio, e p programa Escola Comunidade é o primeiro passo em direção a esse sonho", observou. Conforme Jairo, a experiência do programa prepara os alunos para os desafios da vida, para o futuro. "Vocês encontrarão muitas portas fechadas nessa vida e a chave para abrir todas elas é a educação, o conhecimento", disse o prefeito, dirigindo-se às crianças e jovens.

Matéria publicada no Portal da Prefeitura de Canoas - RS.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário