segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Agência da Boa Notícia Guajuviras abre 100 vagas para jovens repórteres cidadãos


A Agência da Boa Notícia Guajuviras abre nesta quinta-feira, 23, o período de inscrições para 100 vagas jovens interessados em participar do Projeto Observatório de Comunicação Cidadã. O projeto capacita os jovens a tornarem-se "repórteres cidadãos", com o objetivo promover ações de prevenção a violências entre jovens e adolescentes do Guajuviras, por meio de oficinas de comunicação.
A atividade é coordenada pela prefeitura de Canoas através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMPSC), e o projeto integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).
O público-alvo do Projeto Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras são jovens ou adolescentes que esteja em situação de vulnerabilidade social ou sujeita(o) a riscos ou mesmo em situação de violência doméstica ou urbana.
São destinadas 80 vagas para jovens com idades entre 15 e 24 anos, e 20 vagas para adolescentes entre 11 e 14 anos.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de março, em dias úteis, das 10h às 12h e das 14h às 16h, nos seguintes locais:
a) Subprefeitura Nordeste - localizada na Rua Alexandre Gusmão, 2080, no bairro Guajuviras, em Canoas/RS;

b) No CRAS Guajuviras - localizado na Av. 17 de abril, 28, Quadra N, Setor 6, Canoas/RS;

c) Na Agência da Boa Notícia Guajuviras - Das 09h30 às 17h00 - Localizada na Rua Boqueirão, 3367 - Rótula do Guajuviras - Canoas/RS.




Prêmio Nacional Direitos Humanos
A Agência da Boa Notícia Guajuviras recebeu no ano passado o prêmio Direitos Humanos 2011 na categoria Mídia e Direitos Humanos, em solenidade realizada em Brasília com a presença da presidenta Dilma Rousseff. O prêmio significa o reconhecimento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República a instituições e pessoas que se destacaram na defesa dos direitos das pessoas.
Em 2010, a ABNG, proposta pelo município de Canoas, faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania e está sendo executado em parceria com a universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Trata-se de um projeto pioneiro de jornalismo cidadão no âmbito do Pronasci, com metodologia e prática que impulsiona a visibilidade social positiva de jovens do bairro Guajuviras. Os alunos participam de oficinas de radioweb, web tv, internet, técnica de reportagem, vídeo documentário e outras para produzir notícias e conteúdos de comunicação sobre sua própria realidade.
Faz parte da proposta de formação também a abordagem de conteúdos sobre cidadania e direitos humanos, direito à comunicação e disseminação de informação e cultura da paz. Duas turmas de jornalistas cidadãos já estão formadas, totalizando 97 jovens.
Em um ano de existência, a ABNG produziou 5.892 fotos, publicou 48 vídeos no youtube (http://www.youtube.com/agenciadaboanoticia) e cobriu 60 eventos. Outras informações, no blog da ABNG: http://guajuvirasterritoriodepaz.blogspot.com/
VEJA O EDITAL COMPLETO:
EDITAL DE CHAMAMENTO Nº 75/2012
O Município de Canoas/Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública com Cidadania, neste ato representado pelo seu Secretário Eduardo Pazinato, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital de Seleção de Jovens para o Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras, projeto integrante do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), conforme as disposições a seguir estabelecidas.
1. DOS OBJETIVOS
1.1 O presente Edital tem como objetivo selecionar 100 (cem) jovens para participar do Projeto Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras.
1.2 O Projeto Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras, desenvolvido no bairro Guajuviras (Território da Paz), na cidade de Canoas/RS, tem como objetivo promover ações de prevenção a violências entre jovens e adolescentes do Guajuviras, por meio de oficinas de comunicação cidadã, despertando-as(os) para o direito à informação, ao mesmo tempo incentivando a formação de redes sociais articuladas que propaguem os objetivos estratégicos do PRONASCI.
1.3 A Prefeitura Municipal de Canoas pretende ainda, através desse projeto:
a) Envolver jovens e adolescentes em ações pró-ativas de rompimento de barreiras, contribuindo para que adquiram visibilidade social positiva;
b) Promover espaços de discussão sobre temas diversos de formação em comunicação cidadã;
c) Incentivar no público-alvo o surgimento de protagonistas locais que tenham condições de contribuir para a construção coletiva de políticas voltadas à segurança pública, desenvolvimento social, cultural, educacional, comunicativo, de saúde, urbano e ambiental, entre outros, contribuindo para a transformação da realidade em que vivem;
d) Contribuir para a diminuição dos índices de violência na comunidade;
e) Oferecer às e aos participantes das oficinas a qualificação profissional na área de comunicação cidadã de forma a ampliar as oportunidades da conquista de empregos e incremento na renda familiar.
2. DO PERFIL DAS(OS) JOVENS:
2.1 É perfil do público-alvo do Projeto Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras a(o) jovem ou adolescente que:
a) Esteja em situação de vulnerabilidade social ou sujeita(o) a riscos ou mesmo em situação de violência doméstica ou urbana, conforme as diretrizes nacionais do PRONASCI, Lei nº 11.530/2007;
b) Possua, na data da inscrição, idade entre 15 e 24 anos, excetuando casos expressos de jovens de 11 a 14 anos em situação de risco, desde que encaminhadas(os) por órgãos competentes da rede de proteção e de assistência social do Município de Canoas. Serão reservadas 20% das vagas, ou seja, 20 vagas para os casos de jovens de 11 a 14 anos;
c) Seja morador(a) do Território da Paz PRONASCI/Guajuviras.
3. DAS ATRIBUIÇÕES DAS(OS) JOVENS INTEGRANTES DA AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA GUAJUVIRAS
3.1 São atribuições das(os) jovens participantes do Projeto Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras:
a) Participar das atividades de campo do projeto e de pelo menos 50% das oficinas oferecidas pelo Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras;
b) Aportar toda a documentação necessária para sua participação como jornalista-cidadão da Agência da Boa Notícia Guajuviras, bem como autorizações dos responsáveis para usos de imagens, de produções e saídas a campo;
c) Interagir com os demais projetos PRONASCI a serem desenvolvidos no território e realizar ações de comunicação em eventos relacionados com a Agência da Boa Notícia Guajuviras;
3.2 Nenhuma das atividades das(os) jornalistas-cidadãos implica a obrigação remuneratória, uma vez que as mesmas fazem parte da formação integral dos participantes do projeto.
3.3 O Município de Canoas oferecerá as condições necessárias para a execução as atividades da Agência da Boa Notícia Guajuviras.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1 As inscrições poderão ser realizadas no período de 23 de fevereiro a 10 de março de 2012, em dias úteis, das 10h às 12h e das 14h às 16h, nos seguintes locais:
a) Subprefeitura Nordeste - localizada na Rua Alexandre Gusmão, 2080, no bairro Guajuviras, em Canoas/RS;
b) No CRAS Guajuviras - localizado na Av. 17 de abril, 28, Quadra N, Setor 6, Canoas/RS;
c) Na Agência da Boa Notícia Guajuviras - Das 09h30 às 17h00 - Localizada na Rua Boqueirão, 3367 - Rótula do Guajuviras - Canoas/RS.
4.2 A(o) candidata(o) que necessitar de atendimento especial deverá informar no momento da inscrição;
4.3 No ato da inscrição deverão ser preenchidos os seguintes documentos: uma ficha de inscrição, formulário de autorização de uso da imagem e formulário de saída a campo;
4.4 Quando for o caso, no ato da inscrição, também deverá ser preenchida uma declaração de que possui entre 11 e 24 anos de idade, é residente do território em que realiza a inscrição e possui disponibilidade para acompanhar e concluir o processo de formação;
4.5 As inscrições para o processo seletivo e as atividades oferecidas a(os) jovens selecionados(as) são gratuitas.
4.6 No momento da inscrição será exigida a apresentação de certidão de nascimento ou documento de identificação.
5. DA SELEÇÃO
5.1 O processo de seleção será composto de três etapas.
a) A primeira etapa consiste no preenchimento da Ficha de Inscrição;
b) A segunda etapa consiste na realização da análise das fichas por técnicos da Prefeitura Municipal de Canoas e da Coordenação da Agência da Boa Notícia Guajuviras e da Diretoria PRONASCI ou técnico indicado pela Prefeitura de Canoas;
c) A terceira etapa consiste em uma entrevista coletiva com técnicas(os) da Coordenação do Projeto e/ou Professoras(es) Oficineiras(os) e participação nas Jornadas de Integração da Agência da Boa Notícia Guajuviras.

6. DA CLASSIFICAÇÃO
6.1 A classificação das(os) candidatas(os) será realizada de acordo com a situação socioeconômica dos mesmos, conforme informações prestadas na ficha de inscrição.
6.2 Terão prioridade as(os) candidatas(os) que estiverem expostas(os) a um maior grau de risco social, segundo condições de renda, moradia, grau de escolaridade e, nesta ordem:
a) Estarem cumprindo medidas sócio-educativas ou pena;
b) Forem egressos do sistema prisional;
c) Tenham membro da família cumprindo medidas sócio-educativas ou pena;
d) Não estarem inseridos em programas de assistência social;
e) Não estarem matriculados no sistema de ensino formal;
f) Terem maior número de dependentes;
6.3 O desempate será feito levando em conta a ordem dos critérios de seleção indicados acima.
6.4 A seleção dos(as) jovens inscritos será de responsabilidade de um grupo técnico da Prefeitura Municipal de Canoas, Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, Secretaria de Comunicação e coordenação da Agência da Boa Notícia Guajuviras.
6.5 Os(as) candidatos(as) não selecionado(as) permanecerão em lista de espera, na qualidade de suplentes, por tempo indeterminado para o caso de desistência e/ou abertura de novas vagas.
7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
7.1 O resultado final quanto aos (as) jovens selecionados(as) será disponibilizado na Subprefeitura Nordeste e no CRAS Guajuviras. Bem como no blog www.guajuvirasterritoriodepaz.blogspot.com e no site da prefeitura www.canoas.rs.gov.br. Após a divulgação dos resultados, a Prefeitura Municipal de Canoas divulgará o calendário das atividades do projeto Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras.
8. DOS CASOS DE OMISSÃO E DA VIGÊNCIA
8.1 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Município de Canoas, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, em conjunto com Diretoria PRONASCI, Secretaria de Comunicação e o Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras.
8.2 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.
Matéria publicada no Portal da Prefeitura de Canoas - RS.
ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário